Nos dias 20 e 21 de Agosto os professores da Escola de Ensino Fundamental Profº Noé Abati, concluíram a terceira e última etapa de formação do Programa CooperJovem. Programa este que visa trabalhar com os professores a educação para a colaboração com os alunos. Após as 3 etapas, os professores elaboraram o PEC: Plano de Ensino Cooperativista conforme a realidade da Escola. O PEC da Escola Noé Abati, ficou definido da seguinte maneira:
– Nome do Projeto: Educação e Cooperação – Compromisso de todos!
– Situação Problema detectado: O desinteresse dos alunos pelas aulas é causado principalmente por práticas pedagógicas descontextualizadas e fragmentadas;
– Hipótese para solução do problema detectado: Se a escola desenvolver um projeto educacional cooperativo, poderá realizar práticas pedagógicas interdisciplinares e transversais que mobilizarão todos os professores e despertarão o interesse e a participação dos alunos nas aulas, garantindo a qualidade no processo de ensino e aprendizagem.
Desta forma através do PEC serão criadas práticas educacionais cooperativas que ajudem tanto os alunos quanto os professores, a trabalharem esta questão do interesse pelas aulas. O CooperJovem é um programa que é realizado em parceria com o SESCOOP e a CERGAL, que juntos buscam auxiliar a comunidade no processo de educação dos futuros cidadãos.