Programas

Sociais

Mulheres

Cooperativistas

A Cergal acredita no poder da união e na força transformadora do cooperativismo. Por isso, o projeto Mulheres Cooperativistas tem sido uma iniciativa de destaque em suas ações comunitárias. Com quatro edições realizadas até 2024, o programa já impactou positivamente mais de 200 mulheres, promovendo conhecimento, desenvolvimento pessoal e maior engajamento com a cooperativa.

O projeto é uma jornada de aprendizado e autodescoberta, com o objetivo de valorizar e fortalecer o papel feminino no cooperativismo. Por meio de módulos cuidadosamente estruturados, as participantes exploram a importância de sua atuação na cooperativa e na comunidade, ampliando a compreensão dos valores cooperativistas e o interesse pelo envolvimento ativo.

O programa oferece uma abordagem integrada, combinando temas fundamentais para o crescimento pessoal e coletivo. Entre as disciplinas ministradas, destacam-se: Desenvolvimento Interpessoal e Relacionamento Familiar; Educação Cooperativista e Protagonismo Feminino Cooperativista; Comunicação e Oratória e Inteligência Emocional.

RECONHECIMENTO AO MÉRITO

Mais do que transmitir conhecimento, os programas Mulheres Cooperativistas e Jovens Cooperativistas transformam vidas. Após a formação, os alunos participam de uma grande festa de formatura, realizada na Associação de Funcionários da Cergal (Afunc). Os programas são realizados pela Cergal em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Santa Catarina (Sescoop).

Jovens

Cooperativistas

Consciente de que os jovens são os protagonistas do amanhã, a Cergal investe na formação das novas gerações por meio do programa Jovens Cooperativistas. Com duas edições realizadas e mais de 100 participantes, o projeto tem como missão preparar os alunos para atuarem de forma engajada e transformadora no cooperativismo e na sociedade.

O programa é estruturado em módulos, ministrados por instrutores especializados, abordando temas como Protagonismo e Projeto de Vida; Desenvolvimento Interpessoal e Relacionamento Familiar; Comunicação e Oratória; e Liderança e Educação Cooperativista.

Por meio das atividades propostas, o programa estimula a criação de estratégias e ações que promovam o cooperativismo, ao mesmo tempo que desenvolve habilidades pessoais e sociais nos participantes.